05 fevereiro 2012

Alimentação Saudável na Escola

criança-comendo-fruta
 
Oferecer uma alimentação saudável para as crianças não é mais tarefa exclusiva dos pais, a escola tem papel fundamental no processo de construção de bons hábitos alimentares, pois ocupa praticamente um terço da vida ativa do aluno.
No entanto, pesquisas vêm demonstrando que, atualmente, o ambiente escolar contribui de forma sistemática para a adoção de práticas alimentares consideradas não saudáveis por crianças. A maioria dos lanches vendidos e/ou preparados nas cantinas, e inclusive trazidos de casa, encontra-se com baixo teor de nutrientes e com alto teor de açúcar, gordura e sódio.
Os pais estão procurando cada vez mais as escolas que oferecem soluções para as dificuldades relacionadas à alimentação de seus filhos, sendo assim a escola deve ter como diferencial a promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, afim de, prevenir o aumento dos casos de obesidade e de doenças crônico-degenerativas na infância, conseqüências direta de erros alimentares e inatividade física, quanto mais cedo se instalar hábitos alimentares corretos maiores as probabilidades de que permaneçam na vida futura.
Não existe mais espaço para omissão, pois segundo o Ministério da Saúde o total de crianças obesas menores de 5 anos aumentou de 6,4% para 9,2% da população brasileira entre 2003 e 2008. Atualmente as crianças já representam 15% dos obesos e as estatísticas apontam que, no País, o número de crianças acima do peso triplicou nos últimos 30 anos.
Faça a sua parte!
Pais e Escolas unidas para uma vida mais saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário